top of page

O livro que toda mulher deveria ler

  • Foto do escritor: Bela Medeiros
    Bela Medeiros
  • 11 de mar. de 2020
  • 3 min de leitura

ree

Sou uma grande apreciadora da leitura e as vezes na vida, encontramos livros que mudam para sempre nossa maneira de ver o mundo e lidar com as situações. Esse foi o caso do livro Mulheres que Correm com os Lobos, que ganhei de minha madrinha, no natal de 2017.


Se você é mulher, essa é uma leitura obrigatória. O livro fala sobre força feminina, confiança, paciência, intuição, dentre outras temáticas que toda mulher vai saber se identificar. É o exemplar perfeito para aquelas que estão se sentindo fragas, exaustas mentalmente e impotentes. A autora, Clarissa Pinkola, é psicóloga e usa de contos de diversas culturas para ilustrar e descrever a psique feminina, sempre trazendo lições sobre como lidar com situações que todas nós sabemos identificar.


Sua premissa inicial seria a busca pelo arquétipo da nossa Mulher Selvagem interior. Ela seria uma força interior presente em todas nós, como uma mãe, um guia espiritual. "Selvagem" é no sentido daquilo que não foi domesticado pela sociedade, não foi reprimido, onde a intuição floresce de sua maneira mais pura e a liberdade é presente. Segundo a autora, para vivermos na sabedoria e no máximo de nosso potencial, precisamos buscar essa Mulher interior, ouvi-la e alimentá-la, por meio da criatividade, da intuição, da alegria.


Além de ler essa obra poderosíssima, encontrei um canal no Youtube e podcast no Spotify chamados "Talvez Seja Isso", onde mulheres dissecam e analisam cada um dos capítulos/contos presentes nesse livro, sem que o ouvinte precise ter necessariamente lido. Vale a pena conferir e se aprofundar!


Agora, algumas das principais lições que aprendi com essa leitura:


1) Ciclos


Respeitar os momentos de morte e de vida (reconhecendo a BELEZA nos dois) da mente criativa. A criatividade é nossa força de nutrição - e uma grande questão pessoal pra mim. É sobre se fortalecer nesses momentos de “baixa” para voltar renovada. Hoje, eu RECONHEÇO quando estou no período da “morte” e sei lidar, me preparando e reconstruindo para uma nova fase de vida que se seguirá.


2) Intuição


Uma voz esquecida nesse mundo prático, rápido e científico. Mas ouvir a intuição é uma viagem interna, voltar a si mesma e praticar essa ideia de se colocar em primeiro lugar. Seguir sua intuição é não deixar que decidam por você e aprender a identificar armadilhas, sejam elas psicológicas ou oferecidas por pessoas maldosas em nossa vida.


3) O fogo da criatividade


O livro traz a criatividade não só no sentido artístico da coisa, mas como a força que nos move, o fogo que traz soluções e nos mantém ativas e focadas aos nossos projetos pessoais. É preciso estimulá-la, estando sempre em contato com o que te torna mais você: seus passatempos mais secretos, seus lugares prediletos, as atividades que acendem seu coração no geral.


4) Ancestralidade


As maiores sabedorias são guardadas por aquelas que vieram antes de nós. Dar valor às anciãs de minha família e de minha comunidade me ensinou a lidar com problemas para os quais elas já tinham a solução. Uma mulher se torna uma grande sábia ao envelhecer, é digna de todo respeito e admiração.


5) Paciência


Comigo, com minhas fases e principalmente com qualquer processo em que se busca alcançar algo: perdão, amor, vitória, reconhecimento. A paciência nos mantém focadas para o que importa no final, sem deixar de aproveitar a jornada.


6) Sexualidade/libido


A gente ainda resume isso ao carnal e profano devido aos tabus e às regulações milenares em que o fogo interno das mulheres é submetido. Mas abraçar esse aspecto como vida, como humor e como fonte de PODER é renovador. Nossa libido nos mexe, nos alegra e nos atina.



Claro que cada um dos 15 capítulos traz uma lição linda e diferente, mas tentei sumarizar as que para mim foram mais reveladoras. Atualmente, uso esse livro quase como uma Bíblia para momentos de apuros. De acordo com cada sentimento, sei exatamente a qual capítulo recorrer para me consolar e ganhar força. Quem abraça essa leitura ganha um guia para toda a vida.


Para finalizar, segue o trecho final do livro


NORMAS GERAIS PARA A VIDA DOS LOBOS


1. Coma

2. Descanse

3. Perambule nos intervalos

4. Seja leal

5. Ame os filhos

6. Queixe-se ao luar

7. Apure os ouvidos

8. Cuide dos ossos

9. Faça amor

10. Uive sempre


Para entender, só lendo na íntegra :)


Me conte o que você achou nos comentários!

Comments


bottom of page